Bem- vindos!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog. Sugiram, comentem, critiquem. A intenção é construir aprendizagens.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jornais Digitais


Os jornais digitais representam uma revolução no tocante a velocidade e atualidade da informação. Os custos de produção são reduzidos, promove o acesso de qualquer computador conectado a internet, possibilita links direcinando a assuntos relacionados, além de facilitar o acesso a edições passadas com apenas alguns clik´s e proporcinar preservação do meio ambiente. Sem falar na interação, graças a Web 3.0 entre o leitor e os editores das notícias, recurso este que customiza as informações nos dias atuais. Grandes e confiáveis jornais há tempos já investem neste tipo de jornalismo, chamado de JOL(Jornalismo On-line), por acrediterem na maior difusão das informações veiculadas. Os benefícios são inúmeros, embora ainda existam pesquisadores que garantam que este tipo de mídia não vai acabar com as versões impressas por motivos do tipo: este tipo de versão só permite acesso através de uma tela, o jornal impresso possibilita melhor manuseio e seleção da informação, etc. A eficácia na difusão deste tipo de informação não pode ser ofuscada pela falta de capacidade de seus usuários em selecionar a informação com confiabilidade e com a certeza de ser que seja a informação correta. Da mesma forma, exige dos profissionais que produzem esta informação jornalística constante atualização e percepção dos aconteciementos em nível globalizado, uma vez que estes produzem informações que vão ser divulgadas pelos quatro cantos do mundo e acessadas por um número cada vez maior de pessoas. Com o advento das diferentes ferramentas de busca e das diferentes mídias que são disponibilizadas aos usuários, se faz necessário o desenvolvimento de habilidades diferenciadas aos usuários, diferentes daquelas que até então eram necessárias a leitura em material impresso, a interpretação de imagens, captação da informação através de diferentes recursos como o áudio e o vídeo, a possibilidade de colaboração com opiniões e construção da informação e até mesmo a difusão da informação são alguns recursos que o acesso digital permite. Assim, os profissionais como os bibliotecários, arquivistas e museólogos se tornam peças de suma importância para que essa informação seja usada em sua totalidade, para que sejam exploradas suas inúmeras possibilidades, na medida em que este deve estar ateto as inovações e se tornar o grande facilitador no sentido de promover acessibilidade aos seus possíveis usuários.

Referências:

ALVES, Rosental Calmom. Jornalismo digital: Dez anos de difusão na web...e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, vol. 9-10, 2006, pp. 93-102. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101792>. Acesso em: 08 nov. 2010.


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 6: Jornais eletrônicos. Informações em mídias digitais, 1 transparência, [2010?], 32p. Disponível em:  <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10744> Acesso em: 08 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário