Pois bem... confesso que várias vezes ao dia acesso o Jornal Zero Hora digital, cujo link está salvo nos favoritos de todos os computadores que tenho acesso durante o dia (e noite). Além de ser seguidora do Jornal no twiter, onde seguidamente acesso os links de reportagem que são twitadas. Pra mim, enquanto informação possui valor único na atualização de fatos do dia e até mesmo compreender alguns acontecimentos que percebo durante os deslocamentos que faço... como, por exemplo engarrafamentos de trânsito, helicópteros da RBS que voam razante sobre a cidade, deslocamento de carros da polícia, protestos, eventos culturais, etc... Sem falar que muitas vezes já estive conectada com repórteres que estavam no local onde estava acontecendo a notícia e o jornal permitia a comunicação simultânea e a troca de informações entre diferentes pessoas relacionadas, como no caso que acompanhei da Baleia Jubarte, encalhada em Capão da Canoa, onde cheguei a me emocionar com o trabalho realizado pelas equipes envolvidas. Gosto muito deste tipo de jornal, pois com certeza são fontes confiáveis e estão em constante avaliação pelos leitores e eventuais erros são corrigidos com mais eficiência.
Para realizar a atividade escolhi o Estadão.com.br, jornal do estado de São Paulo, cujo possui duas versões on-line São Paulo e Brasil.Inicialmente me chamou atenção um link na "capa" que diz "Há 473 dias sob censura" e curiosa cliquei e fiquei inicialmente indignada ao perceber que o motivo de por estar sob censura: a publicação de informações sobre a Operação Faktor, ou Boi Barrica, cuja traz como alvo de investigação uma conhecida família que faz parte da aristocracia brasileira. Com certeza houve inúmeras manifestações contra, até de renomados políticos e jornalistas brasileiros, mas o fato é que nada foi revertido judicialmente até então. O Jornal traz em sua página principal informações mais importantes e links que direcionam a outras áreas, como política, educação, saúde, cultura, etc, e dentro destas links com informações relacionadas. O Jornal possui diferentes versões: impresso, digital, pelo celular, twiter, RSS, Facebook, ..., possui na página principal publicidade e há referência de data e hora de atualização das notícias. Cria documento para impressão, e-mail e outras redes sociais. Seguramente uma fonte dinâmica, atual, interativa de informação e ecologicamente correta. Para os profissionais da informação os jornais on-line constituem-se como um recurso que facilita a busca pela informação desejada de forma rápida e eficaz, pois os assuntos normalmente são encontrados nos sites de busca convencionais e ainda contam com a confiabilidade de importantes e confiáveis jornais.
Referências:
Estadão.com.br. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/> Acesso em: 10 nov. 2010.
1 ano sob censura. Estadão.com.br. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/> Acesso em: 10 nov. 2010.
MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. Disponível em:<http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101791> Acesso em: 16 nov. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário