Bem- vindos!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog. Sugiram, comentem, critiquem. A intenção é construir aprendizagens.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Redes Sociais

Orkut, Facebook, Yahho Groups, Badoo, Sonico, alguém desconhece o que é isso???  Dificilmente alguém que não saiba do que se trata. Esta rede de comunicação que aumenta a cada dia aproxima as pessoas no que diz respeito a interesses comuns, seja de construção do conhecimentos, social, afetivo, etc, e distancia no sentido físico, geográfico. Penso que nos aproximamos virtualmente das pessoas somente por aquilo que gostamos e temos em comum, naquilo que nos agrega. Isso pode ser muito perverso, pois quando começamos a nos desgastar com as relações virtuais clicamos no off-line, não respondemos as mensagens e até mesmo bloqueamos as pessoas e evitamos para evitar o contato. Mas sob um olhar otimista e calcado no mundo que necessita de informações atualizadas, exatas e que se encaminha a partilha de uma inteligência globalizada e que o bem material passa a dividir valor com o mundo das ideias.


Para este penúltimo post, prefiro comentar sobre a possibilidades diferenciadas que as redes sociais agregam as nossas construções de aprendizagens. Certa acasião, em que recebi um aluno aluno autista em minha sala de aula comecei a procurar pares no Orkut, acreditem... pois eu nunca imaginava que o Orkut possibilitasse isso, passei a fazer parte de uma rede de troca de sugestões, práticas, experiências, que contribuiu muito em minha prática de sala de aula. Participava de fóruns de discussões sobre a síndrome, conversava com especialistas, discutia manejos e até desabafos sobre o que vivia. Pessoas até de outros países discutiam os assuntos. Outra experiência interessante é o Twiter. Entrei quando iniciei a disciplina de Midias Digitais e estou muito mais conectada às informações.
Quando surge a necessidade de informação específica, de uma opinião especializada ou de localização de um recurso, as comunidades virtuais funcionam como uma autêntica enciclopédia
viva. Elas podem auxiliar os respectivos membros a lidarem com a sobrecarga de informação. Costa apud Rheingold, 1996
Referências:

COSTA, R. On a new community concept: social networks, personal communities, collective intelligence. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.17, p.235-48, mar/ago 2005. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101842>. Acesso em: 30 nov. 2010.


ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 9: Comunidades Virtuais e Redes Sociais. Informação em mídias digitais, 1 transparência, [2010?], 20p. Disponível em:  <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10744> Acesso em: 30 nov. 2010.







Nenhum comentário:

Postar um comentário