Bem- vindos!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog. Sugiram, comentem, critiquem. A intenção é construir aprendizagens.

domingo, 10 de outubro de 2010

O vídeo e o Bibliotecário



"Vídeo- do latim eu vejo, é uma  tecnologia de processamento de sinais eletrônicos analógicos ou digitais para capturar, armazenar, transmitir ou apresentar imagens em movimento."(Definição Wikpédia)

Este recurso que imortaliza momentos e registra acontecimentos é sem dúvida uma das ferramentas de mais valia no mundo, no sentido de transmissão da informação, por ela trabalhar com a imagem em si, o som, a cor, o movimento, etc. A televisão foi a grande virada na transmissão da informação que nasceu no século passado e com ela trouxe a difusão de ma informação diferenciada, onde além de ouvir podemos enxergá-la em suas cores, formas, expressões, tornando possível sentí-la em sua amplitude. Com o passar do tempo o registro das imagens tornou-se possível a qualquer um que portasse uma camera. Os suportes passaram de analógicos a digitais, surgiram outros meios além da televisão que transmitem esta imagem e novos usos deste tipo de informação surgem a cada dia. Registro de fatos que contribuem a ciência, a segurança, economia, artes, educação, ao entreternimento, são alguns dos usos aos quais estamos acostumados. Imaginem... com o registro de imagens podemos visitar museus em tempo real, conhecer cidades, investigar crimes, perceber expressões, comover-se com acontecimentos. Penso que neste contexto, o bibiotecário que não é mais aquele que guarda o conhecimento, mas sim aquele que disponibiliza a informação precisa e adequada, que conhece os assuntos e  se dispõe a acrescentar em suas práticas novas possibilidades de obter a informação e assim, o recurso do vídeo se torna uma ferramenta dinâmica eficaz, capaz de satisfazer e surpreender em seu poder de transmitir a informação. O bibliocário então possui uma ferramenta única e poderosa em possibilidades e deve por fim possibilitar ao seu usuário o uso dela como fonte de informação e contrução de conhecimento.
Referência:

EGGERT, Eggert, MARTINS, Maria E. G. Bibliotecário. O que é? O que faz? Abc: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis. v.l. n.l, 1996.Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101782. Acesso em: 10 out. 2010.

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação e Educação, São Paulo, jan./abr. de 1995. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101780. Acesso em: 10 out. 2010.

}WIKIPÉDIA.  Vídeo. 25 mar. 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vídeo>.  Acesso em: 10 out. 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário